PIAUÍ SAI DA ZONA CRÍTICA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS UTI COVID; ALERTA CONTINUA

Piauí saiu da zona de alerta crítico quanto à ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes adultos com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgados na quarta-feira (16), a taxa de ocupação de leitos do estado (públicos e privados) estava em 87% no dia 7 de fevereiro deste ano; no dia 14 de fevereiro, esse número caiu para 77%.

A tendência é de queda no Piauí. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (17), a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 74% (141 ocupados, 49 disponíveis).

Mesmo com a redução, o Piauí continua na zona de alerta intermediário. Ao todo, 14 estados ainda apresentam taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%. Para sair dessa condição, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve chegar a índices inferiores a 59%. 
Os dados da Fiocruz, datados de 14 de fevereiro, indicam, pela primeira vez neste ano, tendência de melhora no indicador. Os pesquisadores observam que embora algumas taxas de ocupação de leitos ainda estejam muito elevadas, o enfraquecimento da grande onda de casos provocada pela Ômicron, sentida em dados epidemiológicos, está começando a se refletir na diminuição da ocupação de leitos de UTI. 

Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário